quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Gabriel, o Vencedor


Com apenas 23 anos, nome de arcanjo, queridinho da mamãe e da vovó também, Gabriel Guimarães Borges de Barros é um cara que no rádio, na TV e na vida real dribla um, dribla dois, três e, literalmente, sai da bruxa.

Estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, o brother paga sua faculdade e, lógico, sobra ainda um din-din especial para os fins de semana.

Biel, como é chamado pelos amigos mais chegados, mora com sua mãe e avó. Começou a estudar em 2004 com 18 anos, quando seu pai, que na época era vivo, bancou o primeiro semestre no Centro Universitário Unijorge.

No segundo semestre o pai não teve condições de pagar a mensalidade. Desde então, Gabriel resolveu trabalhar, estabelecendo como meta pagar sua faculdade.

Os trampos

Trabalhou em lojas de roupas, juntou uma grana, até que, em 2007, resolveu fazer um novo vestibular e ingressou na Faculdade Social, onde estuda até hoje.

Percebendo que não ia dar conta da faculdade sozinho, conseguiu o Fies no segundo semestre, pagando 50% do curso. Depois de correr atrás do preju descolou um estágio no programa de esporte EQUIPE GOL, que na época era da Rádio Transamérica.

Hoje a equipe do programa faz parte da Rádio Tudo FM no ESPORTE É TUDO, onde Gabriel trabalha como repórter esportivo, cobrindo os jogos do campeonato brasileiro. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 20h às 23h.

Além do rádio, Biel também apresenta o Câmera Express na TV Salvador. O programa é uma espécie de informe publicitário onde os empresários divulgam alguns serviços de suas empresas.


A grana

Gabriel afirma que seus trabalhos funcionam como prestação de serviços. No programa de Rádio ele ganha uma salário fixo, além de um troquinho especial que leva quando anuncia qualquer oferecimento, que nas rádio rola “pacas”.

Pelo Programa da TV ele ganha por diária. Ao final do mês, o Câmera Express soma as diárias trabalhadas e paga para ele.

Sua renda ultrapassa a mensalidade de R$ 570. Com isso ele paga faculdade, ajuda nas despesas de casa quando dá, e toma uma cervejinha com os amigos, já que ele não é baladeiro.

Deu a idéia
Gabriel diz que tudo é uma questão de prioridade e planejamento na vida. “A questão é priorizar. A primeira coisa que eu faço quando o dinheiro entra na conta é pagar a faculdade e o resto é resto”, enfatiza.

Mas quando o assunto é o carnaval de Salvador, são outros quinhentos, “Pelo carnaval rola um apelo para minha mãe e meu tio, mas tenho que sair na Timbalada”, comenta.

Quando terminar o curso, Gabriel pretende ter um emprego fixo, de preferência na rádio, como apresentador de um programa, e comprar sua casa. Mas por enquanto curte a fase que está vivendo, sem ficar na bruxa.

Um comentário:

Tatiana Lima disse...

Corrigir o link do Fies.