sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O curso de Economia ajuda a economizar?

Fomos pesquisar na Universidade Federal da Bahia (UFBA), especificamente no campo de Ciências Econômicas, situado na Praça da Piedade, se os estudantes de economia são bons economistas.


Embora os alunos não paguem faculdade, eles também têm despesas mensais, como gastos com xerox, livros, alimentação e tudo que a galera universitária ta cansada de gastar.

Quem deu a idéia primeiro sobre a parada do curso de economia foi o brother Rafael Sales, 22 anos, morador do bairro do Canela, estudante de economia desde 2006. Estudando no sexto semestre do curso, o cara já estagiou, mas hoje diz que é sustentado pelos pais.

Na opinião de Rafael o curso de economia não faz nenhum tipo de mágica com a grana que você tem. Para ele, o que faz a diferença para a pessoa não ficar Na Bruxa é o cara não gastar o que não pode, ser equilibrado e consciente. “O curso de economia não vai ensinar ninguém a economizar. Você vai estudar as ciências econômicas que são as relações de troca da sociedade não tem nada a ver com a economia do cara ou do lar”, declara.


Patrícia Dantas, também no sexto semestre do curso de economia, acrescenta ainda que é possível você abstrair alguns conceitos que podem se adequar a economia doméstica. “O mais indicado não é fazer o curso para aprender a economizar e sim saber poupar. Talvez assistir matérias como as do Jornal Hoje, que dá dicas ao consumidor seria o mais apropriado”, brinca a estudante de 21 anos, que também mora com os pais.

Tô ligado em suas tranças...

Já com o mano Tiago Passos, 19 anos, estudante da turma do 4° semestre a história é um pouco diferente. Assim como seus colegas acima ele também é sustentado pelos pais, mas confessa que não aproveita certas teorias para poupar gastos como citou a colega Patrícia. “No começo minha mãe me dava uma mesada. Mas eu gastava tudo, principalmente quando tinha que ir pro reggae com os amigos”. Resultado, a mãe cortou sua mesada e grana agora é regrada.

Minha língua tá coçando...

Vou largar logo o doce! Nenhum dos estudantes guarda dinheiro em poupança, só se for no bolso de trás. Mas reconhecem que poupar é a melhor alternativa para sair da bruxa. Portanto, nem sempre filho de peixe, peixinho é, na maioria das vezes a casa do ferreiro é espeto de pau!

Fui!

Um comentário:

Tatiana Lima disse...

Carlos, o tom coloquial ficou ótimo! Mas o texto precisa de revisão e acentuação. Faltaram também as fotos dos entrevistados e link para o site da Faculdade de Economia da UFBA.